VENTOSATERAPIA: SAIBA MAIS SOBRE ESSA TÉCNICA

1 month atrás

Por aliviar tensões musculares e melhorar a circulação sanguínea, a ventosaterapia  se tornou um dos tratamentos mais populares entre os atletas e praticantes de exercícios físicos. Em alguns casos, o uso da técnica pode ter objetivos estéticos –  como, por exemplo, para a melhora de celulites e estrias.

Como funciona?

As ventosas utilizadas neste tratamento criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando no aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local aplicado. Dessa forma, o sangue passa a ser melhor oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo alivia a tensão muscular, fadiga e dores.

Como a sessão é feita?

O profissional deve aplicar um óleo ou creme hidratante na área que irá ser feita o tratamento, permitindo que as ventosas deslizem sobre a pele.

Após o primeiro passo, deve-se colocar as ventosas. Existem 3 tipos:

  1.  Copo de silicone
  2. Copo de vidro
  3. Ventosa eletrônica

Deve-se ficar atento quando a ventosa é colocada com muita pressão ou é deixada parada por muito tempo. Isso pode causar bolhas de sangue no local, tendo que interromper imediatamente a sessão.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo da sessão varia entre 5 a 15 minutos. Além disso, o paciente pode optar por fazer apenas uma sessão ou pode contratar um pacote para o tratamento. O ideal é que cada sessão seja feita apenas uma vez por semana.

Quais são os benefícios da ventosaterapia?

Os tratamentos com ventosas trazem uma série de benefícios ao corpo. Os principais são:

  • Alívio de dores na coluna
  • Alívio de dores musculares
  • Alívio de dores abdominais
  • Alívios de dores de cabeça
  • Desintoxicação do organismo
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos
  • Aumento da circulação sanguínea
  • Relaxamento do corpo e mente

Há contraindicações da ventosaterapia?

Sim. Embora seja um tratamento seguro, a ventosaterapia possui algumas contraindicações e não deve ser feito em pessoas que tenham trombose, varizes, feridas, febre e fraturas no local a ser tratado.

O local do tratamento pode ficar dolorido e com mancha por alguns dias, porém o alívio dos sintomas é sempre muito satisfatório e faz valer a pena o leve desconforto.

A Rous Arnica Sports Creme  pode ajudar ainda mais no tratamento com ventosas. Isso porque ele foi desenvolvido para o uso em massagem esportiva, relaxante e terapêutica. Auxilia no alívio de tensões  provocadas pela fadiga e desconforto muscular. Está na hora de procurar um profissional da área e aliviar as dores. O que acha?

Nossos últimos posts

SAÚDE E SEGURANÇA PRECISAM ANDAR JUNTAS

Veja mais

CONHEÇA 4 BENEFÍCIOS DO DETOX CORPORAL

Veja mais

5 DICAS PARA COMBATER E PREVENIR A FLACIDEZ

Veja mais

5 DICAS DE COMO COMBATER ESTRIAS NA GRAVIDEZ

Veja mais